Sam Tshabalala, um dos mais importantes compositores sul-africanos, iniciou a sua carreira em 1978 como vocalista do grupo Malopoets, cujos membros foram os primeiros...
Mais informaçãoA dança Gumboot nasceu nas minas sul-africanas no final do século XIX. Desenvolvida pela classe trabalhadora é uma expressão artística com um apelo universal, desenvolvida a partir de passos de dança tradicionais. A sua nomenclatura é uma referência direta às botas de borracha usadas pelos dançarinos, utilizadas como instrumentos de percussão.
África do Sul, sendo um país rico em recursos naturais, entre os quais vários metais preciosos, tornou-se um ponto de atração para muitos imigrantes vindos de países vizinhos. Os trabalhadores estrangeiros, tal como os negros sul-africanos, foram também vítimas do regime opressivo do Apartheid, em vigor durante a segunda metade do século XX, vivendo sujeitos a várias restrições e impedidos de circular livremente pelo país.
As condições de trabalho eram desumanas. Forçados a trabalhar em minas inundadas com pouca ou nenhuma drenagem, o número de baixas devido a infeções crescia a um nível alarmante. As botas de borracha surgiram assim como uma alternativa mais barata à colocação de sistemas de drenagem. Os mineiros trabalhavam acorrentados lado a lado, às escuras, proibidos de comunicar verbalmente entre si ou mesmo de exibir as suas identidades étnicas ou tradições. Estas condições de trabalho deploráveis levaram a que os trabalhadores desenvolvessem uma linguagem de comunicação não-verbal com recurso a ritmos e música. Começaram a utilizar o seu corpo, as botas e as correntes que os prendiam uns aos outros pelos tornozelos, como instrumento de protesto.
O que começou como um engenhoso mecanismo de transmissão secreta de mensagens entre trabalhadores evoluiu rapidamente para uma nova forma de entretenimento. A dança gumboot evoluiu ao longo dos anos como uma nova forma de expressão artística sul-africana com um apelo universal. Os dançarinos adicionaram aos passos tradicionais, movimentos contemporâneos, música e canto. Outrora um instrumento de revolta contra o regime opressivo político, a dança gumboot é hoje uma celebração do corpo como instrumento, da complexidade e beleza da cultura sul-africana.