Formada no Laban Centre for Movement and Dance, Londres, Michelle Brown é capoeirista, coreógrafa e bailarina. O primeiro encontro com a capoeira deu-se no...
Mais informaçãoUm dos mais belos e longevos trabalhos de fusão entre a dança contemporânea e a capoeira na Europa nos chega do bailarino, coreógrafo e mestre de capoeira Armando Pekeno e de sua companheira, também bailarina, coreógrafa e capoeirista Michelle Brown. Mestre Armando é um dos nomes mais importantes da dança contemporânea brasileira no mundo que, em conjunto com a sua companheira, conjugam capoeira e dança afro com as linguagens artísticas da dança na atualidade. A coreógrafa, bailarina e capoeirista Michelle Brown é de origem inglesa e cursou dança contemporânea no “Laban centre for movement and dance” em Londres.
Ela teve o seu primeiro contato com a capoeira ainda no Reino Unido, mas é em Paris, em 1990, que inicia o seu percurso na capoeira, até receber o título de contra-mestra, em 2007. Na atualidade, Armando Pekeno é hoje um dos principais herdeiros de seu Mestre, levando adiante este legado aos mais diferentes palcos, mas sempre atento e dando retornos às suas origens.
Sempre muito ativo e criativo, Armando é um dos precursores da dança contemporânea na Bahia. Ele é particularmente conhecido pelo seu trabalho, que tem suas raízes tradicionais em um contexto contemporâneo.
A Companhia Ladainha, companhia de dança contemporânea, nasceu do encontro do brasileiro Armando Pekeno e da inglesa Michelle Brown, em 1992. Após um longo período trabalhando em países como o Brasil, o México, a Inglaterra, os Estados Unidos, mudaram-se para Rennes, na região da Bretanha francesa, onde a companhia se instalou.
A Companhia Ladainha possui um vasto currículo de espetáculos, coreografias, cursos, espalhados por todo o mundo,quase sempre com enfoque nas expressões híbridas da dança afro, da capoeira e da dança contemporânea. Eles realizam vários cursos em que os participantes, capoeiristas, atores e dançarinos, podem experimentar estas linguagens, através da participação nas oficinas, mas também em residências artísticas.