Exposição “Como se faz uma Banda Desenhada” – LEO

de Filipe Caldeira e I. Ribeiro

 

 

Uma exploração pelos bastidores do processo criativo de uma banda desenhada, desde o guião até à cor, revelando os segredos por trás das imagens e narrativas que cativam leitores de todas as idades.

O Cais da Vila da Ponta do Sol torna-se casa para a criação da Banda Desenhada explicada pelos «Mundos de Aldébaran» de LEO, trazendo Aldébaran até ao histórico cais, outrora ponto de entrada, carga e descarga da Ponta do Sol para o Funchal e por sua vez para o mundo.

Este cais histórico, fundamental para o desenvolvimento da Vila da Ponta do Sol e em tempos o 2º mais importante cais de carga da Madeira, é agora o portal para Aldébaran e para a sua criação.

Com10 painéis com exemplos da saga de banda desenhada de LEO «Les Mondes d’Aldébaran» no cais da Ponta do Sol (obra de características únicas finalizada em 1849 e em basalto característico da ilha), podemos ver os primeiros passos da criação de uma banda desenhada e dos mundos únicos por esta criada, mundos com a sua fauna, flora e até engenharia e arquitetura próprias. Exploramos os bastidores do processo criativo, do guião à cor, através das imagens cedidas por LEO e pela editora Dargaud.

Das origens da Ponta do Sol, uma ponte e um cais de partida para as origens da criação de uma Banda Desenhada, de um Universo BD e para Aldébaran.

 

Data: Quinta-feira, 14 de Novembro a Domingo 17 de Novembro
Local: Cais da Vila da Ponta do Sol
Aberto ao público.

 

LEO

Tendo o desenho como a sua paixão, engenheiro de formação, artista de profissão e alma, LEO iniciou a sua carreira como ilustrador em 1981....

Mais informação