A ideia de realizar um festival na Ponta do Sol começou com o projeto europeu “Pas de Deux”, em Janeiro de 2015 e dois anos depois aconteceu o Festival Travessuras Culturais.
Festival pluridisciplinar e interativo, ele pretende, a par de criar e trazer “eventos extraordinários”, mobilizar as energias e as forças criativas da Região para uma interação com os artistas vindos de fora com o objetivo de “levar o mundo à ilha e a ilha ao mundo”.
A atualidade mundial mostra uma certa dificuldade das pessoas e dos povos em dialogarem e se entenderem. Este ano realizamos a sexta edição do Festival e colocámo-lo sob o signo do Diálogo.
Apresentamos uma exposição “Diálogos”, um documentário “A Improvisar é q´a gente s´ entende”, um Teatro Fórum que por si só é um diálogo, um filme “Libertad”, diálogo entre gerações, classes sócias, Diálogo musical entre a África do Sul e os Camarões, Diálogo entre o Despique da Madeira e o Repente do Brasil, um Diálogo poético entre a música e a poesia e finalmente um “Diálogo gastronómico” entre os Camarões, a África do Sul e o Brasil.
As gerações dialogam, as nacionalidades encontram-se, os géneros cruzam-se à volta de uma ideia comum da cultura e em torno de uma insaciável busca da felicidade.
Pessoas aguçadas pela vontade constante de mudar o mundo, de melhor viver juntos. Pessoas em ação !