9h30 Workshop “Oficina de composição”

Arrigo Barnabé – Matadouro Funchal

Aproveitando a presença de Arrigo Barnabé no Festival Travessuras Culturais e em parceria com a Associação Melro Preto apresentamos a “Oficina de composição” workshop com Arrigo Barnabé. Usando o novo espaço cultural da cidade do Funchal, espaço ele próprio uma fusão entre o passado e o futuro, antigo matadouro tornado espaço cultural, Arrigo Barnabé artista ele próprio uma fusão de meios artísticos e estilos musicais desafia-nos para uma Oficina de composição única. Compositor com múltiplas bandas sonoras no seu currículo, este artista multifacetado caracterizado pela dodecafonia, partilha a sua vasta experiência em composição, da ópera à MPB, da música sacra ao lado mais roqueiro.

Data:Terça-feira 19 de Novembro
Local: Centro Cultural e de Investigação do Funchal, Rua do Matadouro nº 4, Funchal
Inscrição obrigatória.

Arrigo Barnabé – Sonata para piano (Karin Fernandes, piano)
Com partitura
Taxidermia em Dois Movimentos, de Arrigo Barnabé (por OSUSP e Orquestra Errante)
Durante o confinamento
O compositor apresenta os novos arranjos para o clássico “Clara Crocodilo“, álbum de 1980, do brasileiro que melhor fundiu as invenções formais da vanguarda erudita e os códigos diretos da cultura pop.

Arrigo Barnabé

Músico, ator e radialista, Arrigo é um dos fundadores da Vanguarda Paulista dos anos 80. Em 1980 lança “Clara Crocodilo” disco de estreia que...

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Modulo 1

A vanguarda paulista, contexto histórico.

O uso do ritmo como condutor do discurso.
Introdução gradual ao dodecafonismo (a serie de 12 sons como utilizada por Arrigo Barnabé)
Exercícios de composição em classe.

Requisitos: Compreensão do processo de escrita musical.

Arrigo Barnabé é um importante compositor brasileiro conhecido por seu trabalho experimental e inovador. Alguns pontos relevantes sobre ele como compositor:

  • O seu estilo musical combina elementos da música erudita contemporânea com rock e música popular brasileira.
  • Utiliza técnicas como dodecafonismo, atonalismo e serialismo em suas composições.
  • Incorpora influências de compositores como Béla Bartók e Igor Stravinsky.


No seu processo criativo o ritmo é o elemento principal em seu trabalho, sendo o “motor” de suas composições. Geralmente começa suas composições com ideias rítmicas. Escreve praticamente tudo que compõe em partituras.
Alguns elementos das suas composições:

  • Dodecafonismo: Uso de séries dodecafônicas em suas composições.
  • Atonalismo: Abordagem atonal na construção melódica e harmônica.
  • Serialismo: Aplicação de técnicas seriais na composição.
  • Mistura de elementos eruditos e populares: Combinação de procedimentos da música erudita do século XX com elementos da música popular brasileira (MPB).
  • Prosódia urbana: Uso de uma prosódia muito próxima da fala urbana de seu tempo nas letras.
  • Temática urbana: Letras que abordam a vida nas grandes cidades, muitas vezes de forma crítica.
  • Influências do rock: Incorporação de elementos do rock, especialmente do rock psicodélico e progressivo.
  • Estética dos quadrinhos: Influência da linguagem e estética das histórias em quadrinhos em algumas composições.
  • Canto falado: Utilização de técnicas vocais que mesclam canto e fala.
  • Experimentalismo sonoro: Busca por sonoridades e estruturas musicais não convencionais.
  • Composição modular: Uso de técnicas de composição baseadas em módulos, influenciadas por seus estudos de arquitetura.

Esses elementos contribuem para o caráter inovador e experimental da música de Arrigo Barnabé, tornando-o uma figura importante na vanguarda musical brasileira, especialmente no movimento conhecido como Vanguarda Paulista.